Independente do estilo de suas clientes e negócio existe algumas dicas fundamentais no atendimento e relacionamento com clientes que jamais podem ser quebradas. Algo que todos sabem, mas não custa lembrar:
1. Seja simpática(o), educada(o) e cordial.
2. Trate o cliente pelo nome e evite apelidos ou tratamentos infantis.
3. Trate todos os clientes da mesma forma, evitando predileções – Por exemplo, passar clientes importantes na frente de outros clientes.
4. Tente não deixar o cliente esperando.
5. Evite falar alto ou gargalhar – Por exemplo, gritar para chamar alguém que esteja longe
6. Evite fazer ar de desagrado quando o cliente não gostar de algum serviço.
7. Jamais falar mal de um cliente na frente do outro.
Gostou? Imprimir e colocar na parede do espaço de convivência dos profissionais pode ser uma ideia valida, mas com certeza não será o suficiente para você ter uma cultura impecável de atendimento e relacionamento com cliente.
É preciso, treinar, explicar e capacitar todos os profissionais. É preciso, incansavelmente, mudar ou criar uma mentalidade e cultura que entende e que preze a experiência do cliente.
Relacionamento e atendimento é uma obrigação de todos!
É uma obrigação de todos, e não só das recepcionistas, cativarem os clientes. Criar o melhor atendimento, relacionamento e experiência possível!
Profissionalismo, dedicação e interesse em entender o que o cliente precisa são essenciais para saber como proporcionar uma experiência inesquecível. E isso varia de cada negócio, sua cultura interna e estilo próprio.
Por exemplo, você atende em casa? Quer ter uma atmosfera descolada, íntima ou extremamente profissional?
Pense sobre isso, reflita como você pode melhorar e faça algumas ações.
O relacionamento e atendimento ao cliente devem ser prioridade para uma experiência unica! Um comentário ruim sobre você ou seu negócio chega muito mais longe do que 10 comentários bons.
1 Comment
Há tempos atrás já sou cliente spluna